terça-feira, 1 de março de 2016

Eletrotécnico


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Técnico em eletrotécnica (também conhecido somente por eletrotécnico) é um curso de nível técnico que qualifica profissionais para atuação em diversas áreas da eletroeletrônica, como sistemas de potênciaeletrônica de potênciaautomação e eletrônica analógica/digital.
O técnico em eletrotécnica é o profissional que projeta, instala, opera e mantém elementos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.
Projeta instalações elétricas e de infraestrutura para sistemas de telecomunicações em edificações. Projeta e executa instalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas. Aplica medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes energéticas alternativas. Projeta e instala sistemas de acionamentos elétricos. Projeta e executa a instalação e manutenção de iluminação e sinalização de segurança. No Brasil, a profissão é regulamentada pela Lei nº 5.524/68 e pelo Decreto nº 90.922/85 com as alterações dadas pelo Decreto nº 4.560/02.
Conforme a citada legislação os eletrotécnicos devem ser registrados no Sistema CONFEA/CREA, sendo fiscalizados por este sistema de fiscalização profissional nas diversas unidades da federação.
O dia do Técnico em Eletrotécnica é comemorado no Brasil dia 9 de novembro.

Atribuições e mercado de trabalho e competências gerais]

O Decreto federal nº 90.922 de 06/02/85, no Art. 4º .§ 2º., confere ao Eletrotécnico o direito de projetar e dirigir instalações elétricas com demanda de energia até 800 KVA.
• Executar, fiscalizar, orientar e coordenar diretamente serviços de manutenção e reparo de equipamentos eletroeletrônicos, instalações e arquivos técnicos específicos, bem como conduzir e treinar as respectivas equipes.
• Prestar assistência técnica e assessoria no estudo de viabilidade e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas,ou nos trabalhos de vistoria, perícia,avaliação,arbitramento e consultoria,exercendo dentre outros, as seguintes atividades.
• Dar assistência técnica na compra, venda e utilização de equipamentos eletro-eletrônicos, assessorando, padronizando, mensurando e orçando.
• Responsabilizar-se pela elaboração, execução e inspeção de projetos de instalações elétricas residenciais, prediais e industriais.
• Elaborar, executar e inspecionar instalações elétricas de centros de transformação, subestações,redes de transmissão, distribuição e de iluminação pública.
• Projetar e confeccionar pequenas máquinas elétricas, tais como: transformadores e motores elétricos;

• Trabalhar como microempresário na área de sua habilitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! deixe sua mensagem e ajude à melhorar a edição do blog!